Por que o Wi-Fi não pega no meu quarto?

Interferência de Sinal: Wi-Fi Lento, mas por quê?

Alguma vez durante a sua vida, você já passou por um sentimento de frustração ao usar a Internet no seu quarto e perceber que o sinal Wi-Fi está lento, ou simplesmente não se conecta direito à rede, diferente da sala, por exemplo, onde o sinal é maior. Essa sensação não é incomum, muito pelo contrário, é mais comum do que imaginamos. Mas não se preocupe, há vários fatores que implicam esse problema. Isso ocorre pois o sinal do Wi-Fi não é distribuído igualmente para todos os cantos da casa.

 

Por que o sinal Wi-Fi varia dentro de casa?

1. Barreiras Física:

Paredes, janelas, pisos, objetos e grandes móveis podem ocasionar variação da rede.

Por exemplo, paredes de concreto ou tijolo são difíceis para o sinal passar, enquanto paredes de madeira ou drywall deixam o sinal passar mais fácil. Vidros normais deixam o sinal passar, mas vidros com película podem bloquear um pouco.

Móveis grandes, como armários e geladeiras, também podem impedir o sinal de chegar direito em alguns lugares. E pisos ou lajes entre andares podem fazer com que o sinal não chegue bem nos andares de cima ou de baixo.

Tudo isso causa uma diminuição contínua na velocidade do sinal, é como se o Wi-Fi “andasse” e não soubesse fazer curvas, ele atravessa os “obstáculos”, mas fica mais fraco ao se distanciar do roteador.

2. Dispositivos conectados:

Imagine que na sua casa, tenham celulares, Tv’s, e notebooks conectados à rede. E de repente, o sinal demonstra queda drástica, de uma velocidade maior, acaba decaindo para uma velocidade pior.

Há casos onde se tem um grande número de dispositivos conectados na mesma rede Wi-Fi. Ocasionando a sobrecarga da largura de banda (quantidade de espectro de rádio que um roteador Wi-Fi utiliza para transmitir dados), diminuindo a velocidade de conexão dos aparelhos.

 3. A Distância do Roteador 

O Roteador Wi-Fi é o aparelho que vai receber o sinal da Internet (através de um modem) e distribui para os demais dispositivos conectados à sua rede, tais como, computadores, celulares e TV com acesso à Internet.

Entretanto, se instalado na sala, o Roteador comumente disponibiliza prioridade aquele local, e quanto mais distante você estiver dele, mais fraco será o sinal recebido. Imagine um campo visual de cores à partir do Roteador. Quanto mais perto, verde, mas ao distanciarmos dele, as cores oscilam para amarelo, e por fim, vermelho, quando o alcance do sinal é péssimo.

Respondendo à questão inicial:

Seu dispositivo pode estar apresentando essa baixa conexão devido aos motivos citados anteriormente. Eis a questão, como melhorar esse acesso à rede?

  1. Melhore a posição do Roteador:

Se o seu roteador está próximo ao chão, tente colocá-lo em um local mais alto, como perto do teto ou em uma prateleira alta. Isso ajuda o sinal a se espalhar melhor pelo ambiente, porque o Wi-Fi se propaga para baixo e ao redor, alcançando mais áreas da casa.

Além disso, posicione o roteador em um lugar central da casa, longe de paredes grossas e objetos grandes que podem bloquear o sinal. Evite colocá-lo dentro de armários ou atrás de móveis.

2. Posicione o roteador perto dos locais que você mais usa:

Uma boa solução é posicionar o roteador mais próximo dos lugares onde você costuma usar a internet. Deixá-lo perto dos ambientes mais utilizados ajuda a garantir uma conexão mais rápida e estável. Como citado anteriormente, quanto mais longe do roteador se usa o aparelho, mais fraco o sinal se torna.

3. Considere conexões cabeadas para dispositivos fixos:

Dispositivos como desktops e Smart TVs, que permanecem parados, podem se beneficiar da conexão via cabo Ethernet (o meio físico utilizado para estabelecer conexões de rede com fio, permitindo a comunicação entre dispositivos e equipamentos eletrônicos. Ele é o cabo que transmite dados entre dispositivos em redes locais (LANs), ao contrário das conexões sem fio como o Wi-Fi.) Isso garante mais estabilidade, maior velocidade e diminui a concorrência no Wi-Fi com celulares e notebooks.

Conclusão:

Problemas na rede Wi-Fi em casa são comuns, mas fáceis de se resolver. Barreiras físicas, distância do roteador e excesso de dispositivos conectados interferem na distribuição da rede. Medidas podem ser tomadas para melhoria da qualidade da rede.

Achou interessante? Divulgue para ajudar outros a entenderem o motivo do sinal fraco da rede Wi-Fi!

Equipe BRDrive 😄

Compartilhe :