Segundo especialistas, a virtualização cria um ambiente de computação virtual através de uma máquina física. Além disso, ela costuma incluir versões de hardware, sistemas operacionais, dispositivos de armazenamento e outros, tudo gerado por computador.

Economia de espaço

Provavelmente, essa seja o motivo e o benefício mais óbvio, porém não menos importante. A virtualização permite transformar uma máquina física em diversas virtuais, que pode ser configurada e acessada de qualquer lugar. Também vale lembrar que as empresas estão cada vez mais em espaços menores, para reduzir gastos em geral. Logo, cada espaço economizado é valorizado por executivos.

Redução de custos

Ao virtualizar você consegue multiplicar suas máquinas e isso reduz drasticamente seus gastos. Isto é, ao criar diversas máquinas virtuais sua empresa economiza com investimentos em hardware, manutenção e energia elétrica. Enfim, ao fazer esse simples processo o impacto será gigantesco no seu orçamento.

Acesso de qualquer lugar

Atualmente, o trabalho é cada vez mais dinâmico e a virtualização pode ajudar você a aumentar a produtividade. Agora, não é mais necessário andar sempre com o seu notebook de trabalho, pois os usuários podem configurar o acesso remoto às máquinas. Uma vez compartilhado o acesso ao host, você pode acessar tudo do seu computador em um aplicativo de smartphone ou tablet.

Alta disponibilidade

Empresas que querem ser manter competitivas de verdade não podem ficar fora do ar nem por dois minutos. Por isso, um sistema virtualizado é a melhor opção, pois, por meio do acesso remoto, é possível corrigir falhas em qualquer VM, restabelecendo rapidamente o sistema.

Backup de sistemas internos

Fazer backup de ambientes virtualizados é simples e pode ser a saída em caso de desastres. De acordo com o site World Backup Day, mais de 30% dos desastres de dados são acidentais. Logo, é crucial ter um plano eficiente para sua empresa não perder tudo aquilo que conquistou.

Controle de Acessos

Ganhe uma grande central que permite ao gestor controlar acessos, agendar e atribuir tarefas para cada VM. Além disso, com os relatórios é possível observar e realocar os recursos de acordo com a necessidade dos negócios.