Um Servidor compartilhado hospeda diversas empresas (máquinas virtuais) diferentes numa mesma máquina física. Assim, elas também conseguem dividir os custos (economia de dinheiro), sendo essa a principal vantagem. Já um Servidor dedicado dispõe-se de uma maquina apenas para atender uma determinada empresa.

Servidor compartilhado é ideal para pequenas empresas ou novos negócios que buscam hospedar seus dados (arquivos, sistemas, banco de dados e etc..) com economia nos custos.

Já um Servidor dedicado garante todos os recursos focados 100% em atender às demandas dos seus negócios. Ele oferece mais desempenho pois não divide nenhum recurso de processamento com outrem. Entretanto exige um maior investimento em hardware e numa equipe de profissionais. Geralmente utilizados para aplicações como SAP, ERP e E-commerce.

Qual a melhor escolha ?

A melhor escolha depende muito do atual cenário em que a sua empresa se encontra. Sempre é necessário analisar quais são as necessidades que o seu negocio precisa e avaliar qual a melhor alternativa .

O mais importante é escolher uma empresa que ofereça a melhor infraestrutura para a hospedagem dos seus sistemas, assim independentemente do tipo, a hospedagem será eficiente para o que você precisa.