Se você possui ou já possuiu um site deve ter um conhecimento sobre hospedagem, em destaque a hospedagem compartilhada, que é uma perfeita solução para pequenos sites. Porém de forma com que o site prosperar e crescer a demanda de hardware aumenta também, sendo assim já necessitando de um servidor dedicado, sendo a solução recomendada um servidor VPS.

O servidor VPS dispõe de um serviço seguro robusto, além de ser “moldável” para sua necessidade, recursos como armazenamento, processamento, RAM entre outros são facilmente dimensionados. Ou seja o serviço funciona de forma que, Imagine um cômodo dentro de uma casa, todos os itens dentro deste cômodo são exclusivamente seus, porém abrigado em uma estrutura de terceiros.

A sigla VPS (Virtual Private Server) em português Servidor Virtual Privado. O “Virtual” é como a metáfora acima do cômodo da casa, pois este espaço pertencente ao cliente é delimitado e fica armazenado dentro de um servidor completo.

Customizava e flexível, o Servidor VPS tem melhor desempenho e custo beneficio á um servidor dedicado, além de ter os mesmos recursos dispõe de muita robustez e segurança.

Fonte:  https://tecnologia.ig.com.br/2019-04-24/servidor-vps.html