Hoje em dia todo ambiente de trabalho possui modernas tecnologias para atender suas demandas de forma mais eficiente e rápida, trazendo agilidade e economia. Estas tecnologias são operadas pelos seus colaboradores e parceiros, que por diferentes motivos entram ou saem da equipe.

Após a saída eles continuam providos de conhecimentos e ferramentas que operam no seu negócio.

A melhor forma de gerir isto é possuir uma boa estrutura de segurança e organização com processos de entrada e saída de colaboradores. Boas praticas organizacionais como cada um possuir seus próprio usuário e senha, acessos controlados, permissões definidas. Em caso de acessos externos para home office ou remote office, deve ser utilizado uma VPN que cria um túnel criptografado para seus dados trafegarem com segurança.

 

Em caso de desligamento de um dos colaboradores ou parceiro a empresa deve contar com um processo de desligamento, como desabilitar usuário, desligar acessos, verificar se possuí acesso com mesmo usuário, ou usuário padrão de algum sistema ou plataforma. Isto evita que pessoas más intencionadas causem problemas.