Para o pleno funcionamento de um datacenter, é fundamental possuir uma estrutura apropriada.

A primeira é fundamental para sua comunicação exterior é uma conexão com a rede externa, devendo assim ter o suporte redundante entre várias redes, caso uma falhe a outra está pronta para transferir os arquivos, sem contar que é necessária uma rede toda estruturada para receber e transmitir todos os pacotes também deve ser visada a quantidade de banda necessária para que não haja problemas de lentidão devido a demanda de dados.

Para realizar o armazenamento e gerenciamento de todos estes dados é necessária uma estrutura de servidores e armazenamentos muito bem estruturados e gerenciados por uma equipe de TI que entenda do assunto, também sendo responsáveis pela segurança dos dados e como são manuseados

Outro ponto muito importante que deve ser avaliar é a otimização de toda a estrutura, como virtualização de servidores e redundância. No assunto otimização também podemos encaixar o consumo de energia, a BRDrive conta com energia solar sendo mais sustentável e mais uma forma de otimizar a energia utilizada, também conta com gerador de energia próprio caso haja falha na entrega da companhia.

E por fim a questão mais importante de todas para a nuvem, precisa ser segura! Tanto Física quanto virtual, acesso com identificação a todas as salas, principalmente ao datacenter, vídeo monitoramento de todo o local, alarmes e notificação em áreas restritas, o mesmo vale para os dispositivos alarmes e controle sobre temperatura e processamento, segurança, protocolos de comunicação e criptografia.

Estes são alguns pontos muito importantes para serem seguidos, pois a segurança dos dados é muito valiosa! Ficou com alguma dúvida? Chama a gente no WhatsApp.