Existem dois protocolos que podem ser utilizados para obter seus e-mails (sem ser via Web ), Sendo eles IMAP e POP3, são os protocolos que permitem ao seu cliente de e-mail (Outlook, Thunderbird, Mail.app, Postbox) ligar-se ao servidor de e-mail e descarregar as suas mensagens para consulta no computador ou no seu dispositivo móvel.

IMAP (Internet Message Access Protocol) é um dos protocolos mais utilizados atualmente, uma vez que utilizando o mesmo, é possível sincronizar a sua caixa de correio em vários dispositivos em simultâneo (computador de trabalho, computador pessoal, portátil, telemóvel, tablet, etc).

POP3 (Post Office Protocol) é mais utilizado nos casos em que o cliente necessita de acesso rápido ao seu e-mail e consultar os e-mails mesmo quando não tem Internet ou quando a sua ligação está demasiado lenta. O servidor não salva os e-mails sendo assim ficam somente disponíveis no dispositivo do cliente.

Prós e Contras – IMAP vs POP3

IMAP – Prós

IMAP – Contras

 

POP3 – Este protocolo pode ser comparado com o seu serviço de correio tradicional, onde o servidor é a central dos CTT onde o seu e-mail se encontra antes do carteiro o transportar até à sua caixa de correio. Sempre que chega uma nova mensagem de e-mail, o seu cliente de e-mail consulta o servidor, descarrega a mensagem e remove a mesma do servidor.

POP3 – Prós

POP3 – Contras

Conclusão e Exemplos de Utilização

Tendo em conta os Prós e Contras de cada protocolo, poderá agora tomar a sua decisão mais facilmente. No entanto deixamos abaixo alguns exemplos:

IMAP

POP3

 

Fonte: WebTuga.