Com cenário da pandemia causada pela Covid-19, muitas empresas brasileiras passaram adotar servidores em nuvem, 90% das pequenas empresas usam ou pretender usar o serviço. Também afirma que além de ser uma plataforma completa, é capaz de armazenar os dados com segurança, sendo capaz de atender de qualquer lugar em qualquer sistema operacional.

Migrar para servidores na nuvem traz inúmeras vantagens, alguns deles são a redução de custos para manter, espaço físico, consumo de energia, manutenção de hardware e software, processamento mais rápido, e segurança sem precisar se preocupar. Outra vantagem em tempo de pandemia é os colaboradores da empresa poderem acessar o seus dados/sistema de casa sem precisar se preocupar com vários tipos de conexão que geralmente ocasionam lentidão.

Conforme o analista, com especialidade em Rede Novell, os recursos disponíveis para backup no armazenamento em nuvem são práticos e de baixo custo, porque se paga pelo que usar. E, nesse caso, não são necessárias as rotinas de backup diário, semanal ou mensal, essa tecnologia oferece flexibilidade para escolher os dados que deseja proteger e pelo tempo que quiser, por até 99 anos.  “As rotinas de backup são automatizadas e garantem a disponibilidade com a otimização em nuvem com eficiência e tranquilidade e 100% de segurança”, menciona Xavier, que já participou de diversos projetos de virtualização de servidores.

Fonte: Site Terra.