Private Cloud é uma tecnologia que traz mais segurança às empresas que armazenam diferentes informações pessoais sobre seus clientes, fornecedores e funcionários.

Os dados armazenados envolvem nome completo, número de documento, endereço e outras informações pessoais que podem ser usadas de maneira maliciosa por criminosos da internet.

A segurança de dados não é apenas algo importante mas obrigatório a todas as organizações, de acordo com a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD). Se essas informações vazarem, podem prejudicar a imagem do negócio e a vida de muitas pessoas.

Ao mesmo tempo que a internet ajuda as empresas a ter acesso às informações sobre os usuários, ela também lhes traz uma grande responsabilidade em relação a isso.

Os cibercriminosos roubam esses dados para cometer crimes dos mais variados tipos, como estelionato e compras, e os proprietários dos dados são prejudicados de muitas maneiras.

Para as empresas, o vazamento pode prejudicar o modo com o qual ela é vista pelos consumidores, mas a boa notícia é que existem maneiras de evitar o prejuízo.

Neste artigo, será possível entender a importância de assegurar os dados, qual é o conceito de private cloud e quais são as vantagens que a tecnologia acarreta aos negócios.

Importância de assegurar os dados

Assegurar os dados é uma tarefa da segurança da informação e, hoje, mais do que nunca, esse trabalho é fundamental para as organizações.

Ser hackeado não representa apenas problemas com os dados confidenciais do negócio mas pode significar a ruína completa do relacionamento entre a empresa e seus clientes.

Independentemente do porte da organização, ela precisa de um bom sistema computacional, e não é possível abrir mão dessa necessidade.

Negócios dos mais variados tipos, como uma empresa de hidrojateamento e pintura industrial, estão migrando para o universo online, e isso não gera impactos apenas no setor de vendas e sim em todas as outras operações.

Com a popularização do home office, os recursos tecnológicos se tornaram ainda mais imprescindíveis, pois as novas tecnologias facilitam o dia a dia.

Mas quanto mais recursos tecnológicos e conectados à internet uma empresa utiliza, maiores são os perigos de acessos indesejados, quebra de sigilo e fraudes na comunicação.

Os dados, por sua vez, representam um ativo valioso para a corporação, sendo indispensável para embasar as tomadas de decisões, melhorar o relacionamento com os clientes e fazer uma boa gestão empresarial.

São informações valiosas e justamente por isso dependem de uma proteção robusta. Indivíduos mal-intencionados sabem muito bem o valor dos dados e tentam se apropriar deles para lhes tirar proveito.

Um fabricante de concertina Uberlândia deve investir em metodologias que protegem as informações, blindando os sistemas e os dados contra ações externas e prejudiciais.

Entendendo o conceito de Private Cloud

Private Cloud, também conhecido como nuvem privada, é um modelo de computação em nuvem que possui infraestrutura dedicada à organização do usuário.

A nuvem pode ser hospedada no datacenter da empresa ou em uma instalação de terceiros, por meio de provedores de nuvem privada que oferecem serviços de hospedagem desse tipo.

Essas empresas também podem ofertar hospedagem em nuvem privada ou não contar com infraestrutura em nuvem pública tradicional multi locatária e compartilhada.

Geralmente, a organização do usuário se responsabiliza pela operação de uma nuvem privada, como em uma infraestrutura local tradicional com manutenção contínua e outros recursos como:

O armazenamento privado traz, às empresas, mais controle e segurança dos servidores de nuvem, no entanto o uso precisa de profissionais de tecnologia da informação com conhecimento elevado, muito maior do que o necessário para a nuvem pública.

Vantagens da nuvem privada

De fato, o private cloud fornece muito mais segurança a um fabricante de chave codificada sandero que quer harmonizar e processar dados privados. E quer, além disso, realizar tarefas sensíveis.

Um exemplo clássico de seu uso é em uma companhia financeira que precisa armazenar dados sensíveis internamente e pode usar os recursos da computação em nuvem na sua infraestrutura de negócios.

A nuvem privada é um modelo mais próximo da opção tradicional de redes de acesso individuais locais, que costumavam ser usadas no passado, mas a principal vantagem da primeira em relação a esta última é a virtualização. De entre suas principais vantagens estão:

Maior controle

A nuvem privada somente é acessível por meio de uma única organização, e ela terá a capacidade de configurar e gerenciar o acesso em linha de acordo com suas próprias necessidades. Com isso, será possível alcançar uma solução de rede sob medida.

Mas, para que se tenha esse nível de controle, é necessário remover as economias de escala em nuvem pública, uma vez que esta possui gestão centralizada do hardware.

Mais confiabilidade

Mesmo se um fabricante de cortador de batata palito industrial tiver recursos como servidores e redes hospedados internamente, ele precisará criar ambientes operacionais virtualizados, porque são mais resistentes a falhas individuais em sua infraestrutura física.

As participações virtuais podem retirar o recurso dos servidores restantes não afetados, e se a nuvem estiver hospedada em um terceiro servidor, a organização ainda pode contar com a segurança física proporcionada pelos data centers.

Baixo risco de instabilidade

Com o apoio desse recurso, a empresa terá maior controle sobre as pessoas que acessam o espaço, algo muito importante para evitar instabilidade.

Quando existem usuários em excesso, alguns problemas podem aparecer, algo muito comum com as nuvens públicas.

Boa negociação de preços

Os serviços relacionados à informática costumam ser muito caros e, além disso, possuem funcionalidades pré-definidas que acabam sendo desinteressantes para as empresas que precisam personalizar a solução a fim de que a ferramenta atenda às suas necessidades.

Com a nuvem privada, porém, uma escola de cursos de primeiros socorros pode personalizar a solução, possibilitando com isso uma negociação de preços flexível e contratar apenas os serviços que realmente lhe interessam.

Operações mais seguras

As nuvens públicas possuem uma grande quantidade de usuários, e por isso precisam estruturar algumas rotinas, como os backups, varreduras e atualizações.

Mas isso é completamente diferente à nuvem privada, porque as atividades são realizadas de maneira mais flexível, algo que assegura que qualquer problema seja detectado e resolvido rapidamente pela equipe de suporte.

Suporte exclusivo

As empresas que ofertam serviços de nuvem privada não precisam se confiar em uma equipe de suporte muito grande para dar conta de todos os problemas e das necessidades dos usuários.

Pelo fato de contarem com um espaço exclusivo, os usuários terão fácil acesso aos profissionais de suporte e de atendimento, e conseguem, ainda, resolver seus problemas rapidamente.

Isso evita que os imprevistos comprometam a produtividade e a entrega dos projetos, trazendo mais segurança e tranquilidade para a rotina corporativa.

Escalabilidade

Conforme um fabricante de toldos móveis cresce, ele precisa de ferramentas e soluções compatíveis às suas necessidades. Quem já atua há algum tempo no mercado sabe que é difícil prever de maneira plena de que maneira a empresa vai crescer.

A dimensão dos servidores, máquinas locais e ativos de rede necessários para o funcionamento do negócio não pode ser algo engessado e inadequado. Quando isso acontece, os recursos operacionais podem se tornar ociosos.

Como resultado, a companhia perde dinheiro e outros prejuízos começam a surgir. Migrar para o serviço de nuvem privada garante mais assertividade aos investimentos em TI.

Mais flexibilidade

Para uma empresa de serviço de consertos de tv, outra grande vantagem é a flexibilidade e a agilidade que os serviços em nuvem oferecem.

Todas as organizações precisam armazenar documentos importantes em um único local, pois isso evita atrasos nos processos e ajuda a empresa a aproveitar as oportunidades de negócios.

O mercado está cada vez mais competitivo e exige que as organizações se tornem mais ágeis e invistam em mobilidade, e o private cloud está totalmente compatível com essa realidade.

Com o grande crescimento do trabalho home office, ele se torna ainda mais importante porque além de permitir que os usuários acessem as informações de qualquer lugar e por diferentes dispositivos, tudo é feito de maneira segura.

Uma clínica de atendimento médico domiciliar particular pode compartilhar laudos médicos entre os profissionais com toda a segurança, sem colocar em risco as informações dos pacientes.

Independentemente do segmento do negócio, é uma forma de trazer mais agilidade para o dia a dia, sem comprometer a segurança de dados.

Considerações finais

Investir em recursos tecnológicos já se tornou uma necessidade há muito tempo, e as empresas precisam estar atentas às principais tendências da tecnologia da informação.

Uma delas é a nuvem privada, que permite o armazenamento e o compartilhamento de documentos e informações entre os usuários autorizados ,mas com muito mais segurança e rapidez.

Trabalhar com essa solução é uma forma de colocar a empresa à frente de seus concorrentes e de proteger as informações de todos os envolvidos com ela.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.