Primeiramente, a principal e mais conhecida diferença entre um servidor no Brasil ou fora do país é a latência. Segundo especialistas, latência significa o tempo de resposta para executar uma ação. Isto é, quanto menor a latência, mais rápido o seu sistema ou site será para executar determinadas ações.

Porém, o que algumas pessoas não sabem é que todo servidor em nuvem está em algum data center físico pelo mundo. Ou seja, as informações de um equipamento no Brasil percorrem uma distância menor do que de fora do país e, consequentemente, realiza os processos de forma mais rápida.

 

Vantagens de uma Data Center no Brasil

Além da baixa latência que garante mais velocidade e incrível performance para o seu centro de dados, colocar a infraestrutura da sua empresa no Brasil tem outros benefícios. Leia até o final e confira!

A nuvem pública é indicada para empresas que querem se aproveitar da tecnologia, mas sem fazer investimentos em TI, que podem comprometer o seu orçamento.

Manutenção no horário certo

Todo Data Center ou Servidor precisa de manutenções constantes para oferecer bom desempenho. Um servidor em outro país pode ter manutenção agendada no seu horário comercial (por conta do fuso-horário) e isso atrapalha seus negócios.

No Brasil é quase que garantido que as manutenções serão feitas fora do horário comercial, geralmente de madrugada.

Suporte

Caso você contrate um servidor no exterior será preciso falar a língua do país para conversar com o suporte. Porém, você pode facilitar o seu atendimento se contratar uma boa empresa nacional.