Atualmente os parceiros estão contratualmente “obrigados” a relatar o uso mensal de utilização de licenças e manter registros e históricos de período. Mas isso é algo simples sobre Microsoft SPLA (Service Provider License Agreement) que muitos parceiros ignoram. E é algo que pode se tornar um problema.

Por que isso é um problema?

Todos os meses os prestadores de serviços tem um desafio, que é consolidar todos os dados de utilização, fazer a consolidação e relatar com precisão o uso. E durante esse processo, muitos parceiros acabam pagando mais pelas licenças de software, como também existem muitas variáveis que criam involuntárias não conformidades.

É mais fácil gerenciar e continuar reportando a utilização das licenças todo mês quando o ambiente e infraestrutura não passam por atualizações e mudanças constantes, chegando a reportar até a mesma quantidade que o mês anterior. Isso significa que você “nunca” verifica os elementos mais básicos como: a infraestrutura física, as novas implantações, os acessos de usuários adicionais, gestão e monitorização de AD, aprendendo assim as regras de licenciamento entre vários outros.

Mas, o que é o SPLA?

O SPLA (Contrato de Licenciamento do Provedor de Serviços) é para provedores de serviços e ISVs (fornecedores independentes de software) que desejam licenciar os produtos de software da Microsoft qualificados mais recentes a fim de prover serviços de software e aplicativos hospedados para clientes finais.

Sem custos de entrada, pagando uma taxa mensal, a sua empresa pode ter o hardware, o software e os serviços associados da Microsoft, para que sua infraestrutura possa funcionar de maneira rápida, funcional e segura. Você não precisará mais se preocupar com dimensionamentos, aquisições e grandes aportes de investimento. E todos estes custos operacionais ainda podem ser abatidos do imposto de renda.

Pontos de partida práticos

Um mal gerenciamento pode acarretar em uma auditoria significativa, é sempre bom manter limpo os registro do seu AD, possuir o controle adequado de como seus clientes estão usando seus serviços e licenças, verificar uma feramenta que ofereça acesso a informações do seu consumo. 

Benefícios do SPLA

A locação de software da Microsoft também ajuda sua empresa a manter-se atualizada no cenário tecnológico, todos os softwares alugados no formato de SPLA já possuem o Software Assurance incluso, que é chamado de seguro de software, garantindo o direito às novas versões de software para sua empresa, logo após o lançamento.