Levar uma experiência melhor aos usuários é um dos maiores motivos para a cloud computing, a computação em nuvem, estar fazendo tanto sucesso nos últimos tempos.

O número de pessoas e de empresas que migraram para a computação em nuvem nos últimos anos aumentou e isso não foi uma surpresa.

A cloud computing permite que tanto o armazenamento quanto o processamento de dados seja feito de maneira muito mais eficiente e rápida.

Essa e outras vantagens que a computação em nuvem leva para um negócio que vende grua para obra também podem ser de grande ajuda se o objetivo for levar uma experiência cada vez melhor ao usuário.

Com isso em mente, o presente artigo explicará mais detalhadamente a importância da experiência do usuário com a cloud computing.

Além disso, mostrará exemplos de UX (User Experience) acoplados a computação em nuvem e, por fim, trará dicas de como melhorar a experiência de usuário.

A experiência do usuário com a cloud computing

A experiência do usuário foi um termo que se popularizou na década de 90 na América do Norte, ela nada mais é do que um conjunto de ações que levam um usuário a ter uma percepção positiva ou negativa de um negócio.

Nos dias de hoje, quando se tem um site de vendas de balança digital veterinária plataforma grande e o esperado é alcançar mais pessoas, é essencial que boas experiências sejam oferecidas.

Até porque quando os clientes estão satisfeitos, as chances deles voltarem a fazer negócio com a empresa são muito maiores, ainda mais no mundo online.

É impossível atrair mais clientes quando um site apresenta muitos problemas que atrapalham o processo de compras dos consumidores como:

Para tanto, se atentar ao tipo de experiência que o usuários tem é de extrema importância, esteja ele usando um computador, notebook, tablet ou celular.

Uma má experiência leva os usuários a fecharem os sites que não os agradam e a irem em sites concorrentes que podem oferecer o que eles esperam e precisam.

Um bom exemplo a se usar sobre UX nos dias de hoje é que pode mostrar a importância dela com a cloud computing são os aplicativos de bancos que surgiram nos últimos tempos.

Ninguém gosta de ir ao banco e ficar horas e horas esperando em filas para resolver algum problema com suas contas e que muitas vezes nem são resolvidos.

Por isso, os bancos digitais estão ganhando cada dia mais destaque entre as pessoas no mundo todo, pois além de serem mais práticos e rápidos na resolução de problemas em qualquer lugar, levam uma experiência única ao público.

Exemplos de UX acoplados a computação em nuvem

Uma das maiores vantagens de uma empresa que emite laudo técnico bombeiro usar a computação em nuvem aliada a experiência do usuário é pela capacidade de conhecer melhor o público.

Isso porque quando uma empresa conhece melhor com quem está lidando, ela pode trabalhar ainda mais para alcançar a satisfação dessas pessoas.

Essa aliança entre computação em nuvem e experiência do usuário podem ser usadas de inúmeras maneiras diferentes, alguns exemplos são:

  1. Aplicativos da própria marca

Quando a empresa fabricante de placa de carro branca conta com seu próprio app personalizado baseado em dados da nuvem, isso ajuda na criação de um canal de comunicação mais direto entre ela e os clientes.

Também é possível usar aplicações também baseadas em nuvem de outras empresas como o WhatsApp Business que surgiu a algum tempo.

É possível usá-lo como uma ferramenta muito útil no atendimento, no suporte e até mesmo no recolhimento de perguntas ou feedbacks.

  1. Armazenamento de dados como Big Data

Atualmente, empresas online de serviços de limpeza de vidros em altura, por exemplo, são capazes de coletar várias informações e dados de diferentes canais.

Esses dados coletados, quando organizados da maneira correta, podem ser uma fonte de conhecimento extremamente valiosa para um negócio.

E a melhor forma de fazer a análise de cada um deles é usar ferramentas próprias para a análise e a hospedagem de informações na nuvem.

Isso garante uma segurança maior, além de mais agilidade na hora da coleta desses dados e na hora da estruturação de cada um deles.

  1. Monitoramento em canais sociais

O monitoramento em canais e mídias sociais é fundamental para empresas que querem se aproximar de seu público e conhecer mais profundamente as preferências e o perfil deles.

Porém existem ferramentas específicas para a análise desses perfis que ajudam a fazer o monitoramento dos clientes nas redes sociais com base na nuvem.

Quando as informações nos aplicativos são coletadas, a experiência do usuário nas plataformas da marca de outsourcing de impressão preço podem ser aprimoradas e melhoradas exponencialmente.

  1. Serviços automatizados

Nos dias de hoje os consumidores estão mais apressados do que nunca, por isso esperam respostas rápidas quando entram em contato com empresas.

Independentemente do horário, essas pessoas querem que suas dúvidas sejam sanadas e que suas reclamações sejam ouvidas.

Até porque um dos motivos de as empresas contarem com altos índices de boa experiência com o usuário é o fato de acertarem no time de atendimento.

O tempo de resposta nem sempre permite que o suporte que as pessoas esperam seja perfeito, por isso a automatização aliada a computação em nuvem vem ganhando tanto destaque.

As soluções automatizadas que a computação em nuvem oferece junto de uma agenda de contato de colaboradores que ajudem na resolução de problemas em horários comerciais e não comerciais são essenciais.

Ou seja, até mesmo quando a empresa não conta com atendentes trabalhando ela pode oferecer uma boa economia aos usuários através de atendimento com chatbots, por exemplo. 

As funcionalidades acima citadas podem não estar em todas as soluções em nuvem existentes, muitas funções só se mostram disponíveis em algumas ferramentas mais recentes, por exemplo. 

Por isso contar com profissionais que entendam do assunto é importante para que toda a capacidade e potencial do cloud computing sejam aproveitados na busca pela boa experiência do usuário.

Dicas para melhorar a experiência do usuário

Para que um bom desenvolvimento seja feito em relação a experiência do usuário na nuvem existem uma série de aspectos de grande utilidade que devem ser considerados.

É essencial que um negócio que vende válvula borboleta automática tenha em mente que deve seguir algumas dicas para melhorar a experiência do usuário, são elas:

Ouvir as necessidades dos usuários

Ouvir o que os usuários querem e precisam é a melhor maneira de aprimorar estratégias e melhorar as suas experiências.

Conhecer também como esses usuários interagem com as plataformas da marca e o que eles gostariam que fosse acrescentado pode ser muito bom.

Ao conhecer e entender mais as expectativas do público, a criação da interface de usuários de uma plataforma ou aplicativo se torna mais fácil e assertiva.

Discutir ideias

Não abrir mão de ouvir e discutir ideias pode ser muito bom para a realização de um plano de melhoria na experiência do usuário no negócio que trabalha com licenciamento ambiental.

Bem mais do que uma boa funcionalidade, o uso de armazenamento em nuvem traz novidades únicas que põe em ótimas oportunidades de ter ideias para superar as expectativas dos usuários.

Estudar o fluxo de operações

Estudar e garantir que o fluxo de operações dos usuários seja tranquilo ao usarem o app da marca é vital para uma boa experiência.

E criar um design que seja tão simples quanto fácil e intuitivo se mostra muito importante nesse contexto.

Quando se tem uma estrutura limpa e eficiente, o aplicativo pode se tornar muito mais rápido e ajudar usuários que sejam mais apressados.

Focar na segurança

Outro ponto de extrema importância é focar na garantia de uma segurança adequada para os dados que o aplicativo da marca coleta.

Esses dados podem conter informações pessoais que vão desde o nome completo dos usuários até seus números de CPF (Cadastro de Pessoa Física) e RG (Registro Geral).

Por isso, a satisfação dessas pessoas tende a aumentar quando elas sabem que suas informações privadas estarão seguras e protegidas seja lá onde estiverem.

Considerações finais

A computação em nuvem, ainda que não seja tão conhecida pela maioria das pessoas, vem mostrando ser uma ferramenta essencial para ajudar empresas a melhorarem experiências de usuários.

Esse tipo de ajuda vem com uma série de funcionalidades que estão prontinhas para facilitar ainda mais a vida de pequenas empresas ou grandes organizações.

Qualquer negócio que estude mais sobre essa ajuda, sua importância, onde aplicá-la e pesquise sobre dicas para melhorar experiências terá sucesso ao usá-la.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *