Hoje é quase impossível que uma empresa não gere dados de suas transações, clientes funcionário e etc.. mas essas informações devem ser protegidas para manter toda a segurança as partes envolvidas.

O primeiro passo é com toda certeza organizar e mapear todos os lugares aonde seus dados estão hospedados, se tornando imprescindível segundo LGPD (Lei geral de proteção de dados) . Bem como Backups diários para evitar perda de dados em caso de danos físicos ou causados por vírus aos servidores.

A realização de backup deve ser muito bem estruturada por alguém que entenda do assunto, o mesmo pode e deve ser realizado na nuvem, existem inúmeras opções que oferece um excelente custo beneficio sem contar na segurança dos dados.


Para quem não deseja implementar o backup na nuvem, algumas soluções se dão através de stores ou Hd’s externos. Mas os mesmos podem ser afetados por falhas, e devem se manter desconectados caso o sistema seja afetado por algum vírus ou ransomware.

De forma geral as soluções em nuvem são muito mais seguras e oferecem um custo beneficio com varias vantagens ao cliente/empresa associada.