O cloud computing é cheio de vantagens e vem tomando seu espaço nos negócios. Mediante a isso, é necessário entender os benefícios que tal tecnologia pode oferecer com foco na melhoria dos investimentos da empresa e trabalhar de modo mais seguro.

Muitas empresas optam por aparatos tecnológicos que as permitam ter mais segurança. É o caso de uma marca de coworking perto de mim, armazenar os dados dos clientes em um local seguro, é uma prioridade para esse tipo de empresa e os consumidores ficam felizes.

Provavelmente ninguém quer se tornar cliente de uma marca que não se preocupa com a saúde dos documentos dos seus colaboradores e dos clientes. 

Um negócio focado em coisas específicas, como uma indústria de maquiagem, precisa tomar muito cuidado com isso.

O avanço tecnológico vem trazendo inúmeras vantagens para as empresas, principalmente, pelo fato de que esse avanço também traz algumas desvantagens, por isso, sistemas como o cloud computing ou computação em nuvem surgem com a praticidade e a segurança.

O cloud computing tem fornecido muitas vantagens para as empresas. Uma companhia que presta serviço de pinturas industriais e prediais usa a nuvem para armazenar dados importantes sobre suas transações e negociações, muitas vezes dados sensíveis para eles.

Conforme a nuvem toma espaço no local corporativo, é essencial que as empresas entendam melhor quais os benefícios dessa tecnologia tão importante para os negócios, independente do segmento que atuem.

Um negócio que produz bloco de anotações atacado, ao entender melhor esses benefícios, vai o mais rápido possível, se achar necessário, implementar essa tecnologia em todos os setores da sua corporação, pois vai facilitar alguns processos internos dela.

Desse modo, é possível fazer um investimento com a capacidade de melhorar os processos empresariais e dar garantia a competitividade necessária para ter prosperidade em um espaço mais conectado e rápido.

Uma empresa que vende equipamento pintura eletrostática a pó não vai deixar de aplicar investimentos, pois, em uma tecnologia que promete trazer vantagens como essas para a sua empresa, o que os negócios mais procuram é esse tipo de avanço.

O cloud computing vai possibilitar que as empresas obtenham um novo espaço de trabalho, e armazenamento de informações, que não necessita de desenvolvimento de uma grande infraestrutura física.

E, este local na nuvem dá uma gama de vantagens, mas também oferece desvantagens que vão afetar, em alguns casos, a segurança. Muitas vezes, pode ser mais seguro, contudo, pode também trazer desvantagens para essa segurança.

A Big Data, Inteligência Artificial e a automação, fizeram com que as necessidades de processamento e armazenamento de grandes volumes de dados por parte dos negócios, aumentasse de uma forma bastante significativa.

Como consequência disso, os sistemas de cloud computing são mostrados como uma escolha necessária ao armazenamento físico. E isso é verdade, afinal, o volume de dados hoje tem impulsionado o avanço de tecnologias muito inteligentes.

Inúmeros negócios, como empresas que realizam aluguel de espaço comercial, estão buscando fazer a total automatização de seus processos. Pois, isso vai facilitar muita coisa para eles.

Este artigo vai trazer algumas especificações importantes sobre a computação em nuvem, explicando o que é, e várias outras características próprias. Portanto, é importante que os leitores realizem a leitura do conteúdo até o final.

Conceito de cloud computing

De um modo bem simplificado, o cloud computing, ou computação em nuvem, é uma tecnologia que possibilita o acesso remoto a programas, armazenamento de arquivos e também aos processamentos de dados por meio do mundo digital.

É uma escolha para a pessoa acessar dados essenciais de qualquer computador, em qualquer local. Algumas empresas, que são focadas em cloud computing para grandes empresas, costumam atuar também em pequenos e médios negócios.

Como pode ser visto, até uma empresa de faxineiras pode ter esse sistema de computação em nuvem, como foi afirmado, de algum modo essa tecnologia vai ajudar.

Este sistema oferece às pessoas e às empresas a capacidade de uma piscina de recursos digitais com uma ótima manutenção, de forma segura, de simples acesso e sob demanda, como servidores, armazenamento de informações e software de alguns aplicativos.

O cloud computing traz como benefícios aos negócios mais flexibilidade em relação a dados e informações, que podem ser vistos a qualquer hora e lugar. É ideal para negócios com filiais em torno do mundo ou em variados locais de trabalho, abrangendo regiões remotas.

Com o mínimo de controle possível, todos os componentes de software da computação na nuvem podem ser dimensionados, sob demanda, se a pessoa precisa só de uma conexão à internet. Uma empresa de coleta de lixo particular se daria muito bem usando o sistema.

Como funciona?

O cloud computing usa uma camada de rede para se conectar desde os aparelhos de ponto periférico dos usuários, como computadores, smartphones e acessórios portáteis, a recursos mais centralizados no data center. Ele conta com variados formatos de serviços:

O modelo de SaaS

O formato de SaaS é o software como um serviço de computação em nuvem e é o mais famoso no meio das empresas, e ao redor do mundo.

Esse modelo disponibiliza o aplicativo de software ao seu usuário através de uma interface de navegador ou de um programa e faz com que a conexão latente, o sistema operacional e faz com que os elementos funcionem no plano de fundo. 

Não é preciso adquirir o software, pois o serviço é contratado através de assinaturas que possibilita o total acesso. Portanto, a utilização dos aplicativos pode ser realizada de qualquer aparelho com conexão à internet.

O formato de PaaS

O modelo chamado de PaaS é uma plataforma como serviço que aproveita as vantagens da computação em nuvem, ao mesmo tempo que mantém a liberdade de criar aplicações mais personalizadas de software.

Os usuários têm permissão para acessar a PaaS da mesma forma que acessam com o aplicativo SaaS. O provedor tem a função de fazer a manutenção do sistema operacional, de toda a rede, dos servidores e também da segurança.

Podem ocorrer também certas abstrações em nível de aplicativo, que agilizam o desenvolvimento de programas e a implementação de diferentes dispositivos.

Longe disso, uma plataforma comum em execução em um pool remoto vai produzir certos benefícios de capacidade mais flexível, porém, não se pode esperar que seja rápida a inovação do seu negócio.

O modelo de IaaS

Por fim, o formato de IaaS, que é uma infraestrutura como serviço, é a forma de serviço com a maior camada de flexibilidade e de gerenciamento sobre os elementos de tecnologia.

Ele possibilita às instituições ter a capacidade de aproveitar recursos sólidos do servidor, no momento que o restante do controle da plataforma e do software, é de total e completa responsabilidade da empresa.

Os benefícios para as empresas

Entre as vantagens centrais que se pode destacar, há algumas que são mais importantes, e como são muitas, não serão todas destacadas aqui neste artigo. Mas, serão apresentadas aquelas que são consideradas importantes, como:

  1. Acesso rápido a dados e aplicações;
  2. Rapidez e garantia na segurança;
  3. Um risco reduzido de perda de informações;
  4. Diminuição de gastos de armazenamento;
  5. Acesso a tecnologias muito mais avançadas;
  6. Uma maior velocidade no processamento;
  7. Por fim, uma grande capacidade de integração.

Essas são as vantagens principais, e tais benefícios são importantes para uma empresa que preza pela agilidade e por melhorias nos seus processos internos. O armazenamento de dados fica muito mais veloz, se comparado aos processos de antes do seu negócio.

Como implementar em um negócio

A implementação da nuvem no espaço corporativo deve vir de certos princípios, para que o negócio possa ter a capacidade de usufruir de todos os benefícios do cloud computing. Veja abaixo as dicas essenciais para fazer um bom investimento:

  1. Faça a definição das demandas;
  2. Ajuste as regras de segurança da empresa;
  3. Planeje bem a instalação desse sistema;
  4. Treine todos os seus profissionais.

As tecnologias, como a chamada computação em nuvem, estão transformando de forma radical o espaço corporativo.

Esses serviços de cloud computing oferecem aos empreendimentos a capacidade de fazer mais processos operacionais, com recursos reduzidos, com um maior nível de flexibilidade e performance. Tudo isso sem colocar em perda os custos.

Considerações finais

Visto isso, o artigo trouxe diversos aspectos da computação em nuvem. Sabe-se que com o crescimento da tecnologia, os negócios querem aprimorar também os seus processos, por isso esse recurso tem sido tão usado.

Agora que a pessoa sabe sobre o termo de cloud computing, é indicado que antes de pensar sobre o modelo para a empresa, pense sobre as necessidades e precisões do seu negócio, pois é com base nelas que a pessoa vai optar pelos serviços essenciais.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.