Hoje em dia nossos computadores são responsáveis por guardar arquivos importantes, como documentos, planilhas, fotos, relatórios e demais arquivos, mesmo existindo uma maneira virtual de se armazenar com inúmeras vantagens ainda muitas pessoas guardam seus arquivos off-line no computador.

Arquivos podem ser deletados acidentalmente, Vírus e ransomware podem criptografar todos os seus dados mais importantes. Quando algo disso acontece é difícil saber o que fazer, pois é desesperador perder seus arquivos mais importantes. Evite dor de cabeça no futuro e se liga nas dicas do artigo abaixo.

Evitando a perda de arquivos

Sempre é importante manter os arquivos separados e em pastas nomeadas, outro ponto é usar um sistema de backup em nuvem para que todos seus dados sejam guardados de maneira segura, podendo posteriormente serem acessados de qualquer máquina, sendo assim caso ocorra um furto, um problema no sistema ou disco rígido seus dados poderão ser recuperados facilmente.

Por fim, é importante evitar a modificação e roubo de arquivos por interceptação de rede, ou o ataque pelos vírus da categoria ransomware, que tornam os arquivos “reféns” e exigindo pagamento para liberar os dados. Aqui, é importante instalar uma VPN confiável no computador que irá armazenar cada arquivo. E de quebra, a VPN aumenta a qualidade das chamadas e videoconferências.

Recuperando arquivos deletados ou corruptos

Apagou algo sem querer? Calma! os passo a seguir explicará como resolver. O sistema apenas marca aquela região como “branca”, permitindo que novos dados sejam escritos por cima, mas até que isso aconteça as informações antigas continuam escondidas no disco. Por isso, antes de mais nada, é fundamental parar de usar o computador onde estava o arquivo, e jamais salvar novos documentos enquanto não recupera o que foi apagado, já que quanto mais escrevemos no disco, menor será a chance de recuperação.

Para executar a recuperação é necessário a utilização de ferramentas que possibilitem. A recomendação é que seja utilizada a opção da própria Microsoft. O programa se chama Windows File Recovery, e pode ser encontrado na loja Microsoft Store do Windows 10. Como o programa não possui interface gráfica, sendo executado no prompt de comando, um guia sobre como recuperar arquivos usando o Windows File Recovery pode ser útil.

O programa conta com diversos modos de funcionamento, desde o modo padrão que promete resolver a maioria das situações de forma automática até recursos mais avançados para casos extremos. Algumas das opções são:

O programa irá escanear todo o disco em busca destes arquivos e demais. Não há garantia que irá funcionar de forma que todos os dados serão exatamente recuperados, em casos de danos físicos aos discos é possível enviá-lo por transportadoras até empresas especializadas em recuperação avançada onde desmontarão o disco e manualmente resgatarão os dados.

Agora você já sabe como recuperar seus dados perdidos e se livrar do pesadelo da perda de documentos importantes. Não se esqueça do valor dos backups automáticos e soluções em nuvem para evitar esse problema no futuro, e confira quatro motivos para migrar seu data center para a nuvem.