1 – Sua nuvem pode estar superdimensionada!

O superdimensionamento acontece por conta da ideia de adquirir hardware além da necessidade, com previsão de crescimentos nos próximos anos. Na nuvem a contratação ocorre de uma forma bem diferente, utilizando somente os recursos que são necessários para este momento. CPU, volume de disco e quantidade de dados podem ser aumentado conforme a necessidade.

2 – Você também é responsável pela segurança!

A segurança na nuvem é mais robusta. Mas você também precisa fazer a sua parte, Sendo essenciais algumas boas praticas, aplique os patches de correção no seu sistema operacional e em seus aplicativos, implante e siga politicas de segurança, também adotar um gerenciamento de identidades e permissões.

3 – Uma contratação errada resulta em custos elevados

Um dos principais benefícios da nuvem é o melhor uso de investimentos. A nuvem é feita para que você economize, pagando somente pelo que utilizar. O correto é sempre procurar por empresas cerificadas e fazer uma analise uso dos recursos para que possa diminuir capacidade de processamento.

4 – Migração sem planejamento uma hora vai dar problema

Realizar uma migração não significa que está tudo bem e que você não terá problemas a curto ou longo prazo. Se tiver sido realizada sem o devido planejamento, uma hora apresentará complicações. Sempre pesquise e analise os fornecedores,  você pode começar levando suas aplicação para a nuvem aos poucos e o restante dos seus sistemas com o tempo

5 – Você também precisa pagar impostos

Pode parecer que contratar serviços de provedores do exterior não gera impostos, principalmente quando o pagamento é feito via cartão de crédito. Mas a Receita Federal do Brasil exige o recolhimento de impostos, também sobre remessas enviadas ao exterior relacionadas ao uso da nuvem.

Porém, isso não acontece quando a contratação é feita por meio de um parceiro nacional, pois a empresa fornecedora é a responsável pelos impostos da nuvem. Então a cobrança será pelo contratado e não haverá cobranças adicionais ou obscuras.

Fonte: Blog Central Server.