A computação em nuvem, ou como é chamada no original cloud computing, é a disponibilização de alguns serviços digitais variados na Internet.

Os sistemas que foram criados exatamente para isso são responsáveis pela execução de serviços como se ele estivesse instalado no aparelho do usuário de verdade.

Mas, na realidade, eles se baseiam em grandes servidores com alta capacidade tanto de armazenamento quanto de processamento.

Para ajudar os leitores a entenderem mais sobre esse assunto, este artigo apresentará alguns serviços que essa tecnologia oferece.

Além disso, listará os motivos para que uma pessoa ou até mesmo uma empresa especializada em coworking pequeno usem o cloud computing.

Por fim, dará alguns exemplos de como os recursos de cloud computing são usados pelas pessoas todos os dias e elas nem se dão conta.

Quais serviços essa tecnologia oferece?

Essa tecnologia em nuvem oferece três principais serviços, eles podem atender a uma série de necessidades, desde as mais simples até outras mais complexas.

Esses conceitos são do entendimento de qualquer pessoa da equipe de gestão de TI de uma empresa, mas também deve ser entendido por qualquer empresário moderno. São eles:

Software SaaS

Os serviços de SaaS são os recursos existentes na nuvem e que podem ser acessados pelas pessoas através de uma série de dispositivos, sejam eles móveis ou não, assim como:

Esse modelo é o maior responsável pela receita mundial de serviços de nuvem, e conta também com o maior faturamento entre todos os outros.

Esse tipo de serviços pode trazer uma série de benefícios para o negócio fabricante de papel acoplado para bolo, tendo em vista que seus serviços podem ser usados onde e quando quiser.

No entanto, ele também conta com vários outros como, redução de custos, alta disponibilidade, atualizações muito menos burocráticas, personalização facilitada.

Plataforma PaaS

A plataforma PaaS é o ambiente na nuvem responsável pela entrega de recursos que podem ajudar no gerenciamento e na criação mais rápidos.

Ou seja, além de software, plataformas deste tipo podem ajudar o negócio a gerenciar e a armazenar as aplicações que o sistema tenha.

Isso permite que o usuário se preocupe com outras coisas além da infraestrutura para desenvolver o sistema, já que a empresa fica responsável pela entrega dela.

Esse modelo de nuvem pode trazer inúmeros benefícios e, quanto menos tempo para implementações, menos gasto com processos, adaptação ao que a empresa precisa, e muito mais.

Infraestrutura IaaS

No serviços de computação de Infraestrutura IaaS, o usuário contrata a infraestrutura que precisa para o armazenamento de todas as aplicações que possui.

Nesse caso, ele também não precisa se preocupar com a rede nem servidores, mas se torna o responsável direto tanto pela seleção e instalação, quanto pela configuração que faz com que o sistema funcione como deve.

Muitas empresas que vendem condimentos árabes, por exemplo, estão decidindo passar seus dados para infra estruturas desse tipo pelos benefícios que podem ter.

Dentre esses grandes benefícios é possível citar a redução de custo nas operações, a flexibilidade que ele proporciona, uma segurança dos dados muito maior, a agilidade e a melhora na performance, entre muitos outros.

Por que usar o cloud computing?

Com o surgimento do cloud computing, usar servidores físicos virou algo do passado, até porque como visto as vantagens que ele apresenta são boas para qualquer negócio.

É essencial que toda empresa comece a aderir à computação em nuvem, seja ela uma fabricante de camisa polo profissional ou de qualquer outra área.

Isso porque essa tecnologia estará presente no futuro de todos os negócios. Para entender porque é importante aderir a ela no seu negócio conheça alguns motivos.

Reduz custos e exclui a necessidade de manutenção

Um dos maiores motivos de mudar para uma computação em nuvem é a redução de custos, até porque, ao invés de investir em um maquinário, as informações ficarão armazenadas na nuvem.

Além da redução dos custos em relação aos meios físicos de armazenagem, a computação em nuvem ainda permite a exclusão da necessidade de manutenção e atualização dela.

O que é um ponto muito econômico e que já se mostra altamente mais viável do que o armazenamento tradicional.

Melhora a acessibilidade e a escalabilidade

A acessibilidade se torna muito mais fácil, já que os dados poderão ser acessados de qualquer dispositivo e a qualquer hora.

Só é preciso ter acesso a Internet e os dados de eliminar para acessar a nuvem e desenvolver as atividades que precisa naquele momento.

Além disso, diferente do servidor tradicional, a nuvem ajuda na escalabilidade, ou seja, ela acompanha o crescimento do negócio que vende móvel de luxo conforme o espaço e o ritmo que precisa.

Isso permite que o uso do cloud computing seja aumentado sem necessariamente ser preciso investir em uma infraestrutura diferente.

Maior segurança para dados e para o backup

A nuvem é o espaço mais seguro para quem deseja fazer a armazenagem de informações importantes que não podem ser perdidas.

Ela conta com muitos tipos de softwares de segurança altíssima com criptografia de ponta que evita que ocorram roubos ou invasões nela.

Vale ressaltar também que por não ser uma estrutura física, existe praticamente 0% de chance dos dados lá armazenados serem furtados ou que os equipamentos sejam estragados.

O backup, por exemplo, junta todos os arquivos da máquina e leva para a rede de maneira totalmente automática, o que torna essa tecnologia mais eficiente também.

Com isso, caso ocorra algum problema no dispositivo, os dados estarão salvos na nuvem e as informações sobre a empresa poderão ser recuperadas em um piscar de olhos.

É parte crucial do TI e de todos os outros setores

Essa tecnologia se tornou parte crucial para qualquer setor de uma empresa de serviços de alinhamento e balanceamento perto de mim.

Isso porque guarda todos os dados e informações. E, com isso, as equipes podem ter tempo para focar os seus esforços em outras atividades que precisem ao invés de ter que lidar com um software danificado no pendrive, por exemplo.

Isso ajuda a aumentar muito a produtividade dos colaboradores, que começam a focar muito mais nos seus outros afazeres.

Atualmente, a computação na nuvem é uma parte essencial na área de TI de uma organização, nessa primeira década de lançamento ela amadureceu e se tornou imprescindível em qualquer negócio.

Quais recursos contam com essa tecnologia?

Existem muitos recursos que contam com a tecnologia de cloud computing atualmente, e muitas pessoas os utilizam sem saber disso.

Para que você entenda a real importância do cloud computing para uma empresa, seja ela uma autoescola que fornece renovação CNH ou qualquer outro negócio, é importante ver alguns exemplos famosos que as pessoas usam no dia a dia. São eles:

Pesquisas no Google

A empresa Google já usa a computação em nuvem há muito tempo, quando o usuário pesquisa algo na internet ou adiciona alguma informação nela, todos os dados envolvidos são carregados na nuvem.

Além disso, o Google começou a contar com o seu serviço prédio de cloud computing, chamado de Google Drive, esse tipo de serviço é gratuito para as pessoas, mas com uma limitação.

Usuários do Spotify

Com o crescimento cada vez maior de usuários na plataforma do Spotify, a empresa resolveu levar os seus dados para a nuvem no ano de 2016.

Isso permitiu que ela economizasse muito dinheiro, até porque a armazenagem em data center estava tendo custos muito altos pela proporção que a plataforma estava tomando.

Usuários da Netflix

Como um processo de antecipação com o intuito de manter a alta qualidade que a plataforma oferece a seus usuários, em 2016 a Netflix também levou seus dados para a nuvem.

Apesar desse processo ter levado mais de cinco anos para ser concluído, ele trouxe uma série de vantagens para os usuários, como a rapidez de visualização dos conteúdos que a plataforma disponibiliza.

Usuários da Uber

Assim como a Netflix, a empresa uber cresceu tanto e em tão pouco tempo que eles resolveram levar seus dados para a nuvem com o intuito de atender o seu público da melhor maneira que pudessem.

Considerações finais

Mesmo que o cloud computing esteja no mercado somente há pouco mais de uma década, ele já se mostrou algo essencial para o armazenamento de qualquer negócio fabricante de pen drive 128gb personalizado.

Todos os serviços que ele disponibiliza mostram as inúmeras vantagens que o seu uso pode trazer para um negócio, principalmente se ele estiver crescendo cada dia mais e precisar melhorar a qualidade do atendimento ao cliente.

As maiores e mais utilizadas empresas da atualidade já migraram seus dados para o cloud computing e estão aproveitando essa tecnologia. Por isso, não deixe de levar o seu negócio também.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.